ROI é o indicador nos diz o quanto a empresa está tendo de lucro ou de prejuízo com o investimento realizado. Importante ressaltar que “investimento” aqui é representado pelos custos da empresa. Dito isso, como o ROI engloba outros gastos fora do marketing digital, ele expressa uma visão geral da saúde financeira da operação.
Faremos sua análise com base no período mensal. Quanto menor o período mais fácil identificar pontos de melhoria, mas nada impede que você faça projeções trimestrais, semestrais ou anuais com os resultados calculados.
Lembre-se, para ter um resultado mais realista, desconsidere clientes que vieram por indicações ou “boca-a-boca”. Não existe um valor certo! O ROI varia de acordo com cada modelo de negócio e segmento. Portanto avalie os resultados com base no seu mercado.
Margem de Contribuição é quantia em dinheiro que sobra da Receita obtida através da venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor dos gastos variáveis, composto por custo variável e despesas variáveis.
ROI é a sigla para “Return on Investment” — ou, em português, Retorno Sobre o Investimento.
Essa é uma das métricas mais importantes para a empresa e merece sua atenção e monitoramento constante.
Isso porque o ROI calcula quanto dinheiro a empresa ganha ou perde com os investimentos feitos.
O ROI é acompanhado principalmente quando falamos em investimentos de marketing, relacionados aos custos com as estratégias desse setor.
Isso permite com que você e sua equipe tenham controle dos resultados das campanhas, ações e novas estratégias de marketing implementadas.